Ministério Público recomenda a não reabertura dos comércios em Cabedelo

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendação neste domingo (28) ao prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, para que não flexibilize as medidas de isolamento social para contenção dos casos de covid-19 no município. O prefeito terá 24 horas, a partir da notificação, para informar se irá acatar a recomendação. A flexibilização na cidade está agendada para esta segunda-feira (29). A partir do decreto, o Manaíra Shopping agendou reabertura de parte de suas lojas para o dia 1º de julho.

O promotor Francisco Bergson Formiga explicou que, embora se tenha consciência dos impactos econômicos, neste momento é crucial que o Poder Público adote todas as medidas para impedir o contágio, com seguro, preciso e harmonioso planejamento, antes que a transmissão comunitária se torne incontrolável, bem como esteja com a rede preparada, com capacidade operacional do sistema de saúde, para evitar o colapso.

Francisco Bergson ainda ressalta que o decreto assinado por Vitor Hugo vai de encontro a decreto do Governo do Estado, que estabelece critérios para reabertura paulatina das atividades econômicas. Além disso, o município se encontra na bandeira laranja, o que permite apenas o funcionamento de atividades consideradas essenciais.

Em sua decisão, o promotor cita que os casos confirmados de Covid-19 em Cabedelo crescem diariamente e que a cidade não possui hospital de referência para pacientes diagnosticados com a doença, assim como não tem leitos suficientes em unidade de terapia intensiva para atender sua população. “O restabelecimento das atividades não essenciais em Cabedelo/PB, nesse momento, implicaria em potencial massificação do contágio e sobrecarga do sistema municipal de saúde”, disse o promotor.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo