WhatsApp emite ‘Aviso de Privacidade’ para usuários brasileiros

Esta semana, muitos usuários do WhatsApp no Brasil estão sendo surpreendidos com uma mensagem sobre um novo “Aviso de Privacidade”. Quando acessado, o banner leva para um comunicado sobre o tratamento de dados pessoais por parte da plataforma, tendo em vista a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Se antecipando à vigência da lei (que depende de uma Medida Provisória que deveria ter sido votada esta semana, mas acabou adiada), a empresa está comunicando aos usuários suas medidas de adequação. A LGPD, entre outras determinações, dá aos usuários o direito de acessar, corrigir, portar, eliminar seus dados, além de autorizar que terceiros tratem seus dados.

A empresa também faz referência à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que será responsável por fiscalizar o cumprimento da LGPD, aplicar sanções, além de alterar procedimentos, criar e gerenciar canais de atendimento. O órgão, porém, ainda não foi criado.

A LGPD deveria estar valendo desde última sexta-feira (14). A nova votação para definir uma possível data de implementação deve acontecer antes do próximo dia 26, ou a MP corre o risco de caducar. Se a votação definir pela retirada do artigo que prorroga a vigência, a LGPD passa a valer imediatamente.

Os participantes do Programa Beta do Google Play receberam a versão 2.20.198.9 do WhatsApp, com algumas mudanças que poderão chegar em breve ao restante da base de usuários do app.

Novos designs de ícones foram incluídos no menu de anexo das mensagens (o famoso ícone do “clipe de papel”), que inclui ainda a volta do atalho para a câmera, que tinha sido substituído pelo “Sala”.

WABetaInfo/Reprodução

O menu atual (esq.) e sua na versão 2.20.198.9. Imagem: WABetaInfo/Reprodução  

De acordo com o site WABetaInfo, o modo de Pesquisa Avançada está chegando para mais usuários beta do Android. O recurso, que já foi implementado aplicativo para iOS, permite pesquisar um tipo específico de mensagem (texto, imagem, vídeo, GIF, áudio, documentos), e serve como complemento à pesquisa global.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo