CURTINDO UMA PRAIA: Desembargador rasga multa e agride guarda municipal após ser flagrado andando sem máscara

Neste sábado (18), um vídeo viralizou nas redes sociais. Após ser multado por estar sem máscara na praia, o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, desacatou um Guarda Civil Municipal de Santos (SP). “O senhor pode, por favor, colocar a máscara”, diz o guarda ao abordar, com educação, o desembargador.

Siqueira responde que “não tem hábito” de usar e, alertado sobre o decreto que obriga a utilização do equipamento, necessário para reduzir o avanço do vírus que já matou quase 80 mil brasileiros, diz que “decreto não é lei”.

https://platform.twitter.com/widgets.jsArrogante, o desembargador ameaça o agente e conta o que fez quando outro guarda tentou multá-lo. “Amassei e joguei a multa na cara dele. Quer que faça com você?”, afirma.

O guarda municipal insiste em preencher a multa. O desembargador fica ainda mais alterado e o xinga de “analfabeto” e “otário”, enquanto telefona para Sérgio Del Bel, secretário municipal de Segurança, que comanda a GCM. Siqueira prossegue com as intimidações e tenta passar o telefone ao guarda, que se recusa.

Prefeitura informou que apoia ação da GCM

O decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020 determina o uso obrigatório de máscara facial sob pena de multa no valor de R$ 100. Procurada pela Fórum, a prefeitura de Santos informou, em nota, que o munícipe que aparece nas imagens foi abordado durante uma força-tarefa por não cumprir o decreto.

“Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) abordou o munícipe pedindo que o mesmo colocasse a máscara. Diante da recusa, foi lavrada a multa. Trata-se de um caso de reincidência: o mesmo cidadão já foi multado em outra data por cometer a mesma infração”, diz a nota.

A administração municipal afirmou ainda que Del Bel, de quem o desembargador infrator se diz amigo e para quem ele teria telefonado no momento das agressões ao guarda, apoiou o trabalho da equipe.

“O secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel, deu total apoio à equipe que fez a abordagem e a multa foi lavrada neste sábado (18). A Prefeitura de Santos é veemente contra qualquer ato de abuso de poder e, por meio do comando da GMC, dá total respaldo ao efetivo que atua na proteção do bem público e dos cidadãos de Santos.”

Mostre mais
Fechar