Como evitar incêndios como o que matou miss Sertão Paraibano 

No último sábado (25) a jovem Maya Nitão, miss Sertão Paraibano, morreu depois de um incêndio em seu apartamento no Itaim Bibi, em São Paulo. Maya caiu do sexto andar tentando escapar das chamas. Ela foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

A causa do incêndio foi um curto-circuito em uma tomada do apartamento. Esse tipo de acidente não é incomum.

Veja abaixo seis cuidados para evitar que esse tipo de acidente ocorra:

1. Não use adaptadores e extensões em excesso

Usar vários aparelhos conectados à mesma tomada, com a ajuda dos chamados benjamins ou adaptadores T, aumenta o risco de sobrecarga elétrica. Também é perigoso conectar vários adaptadores para aumentar o número de tomadas.

2. Faça manutenção

Lembre-se de chamar, periodicamente, um especialista para avaliar a rede elétrica da sua casa. A manutenção preventiva é essencial para evitar acidentes.

3. Cheque o DR

O diferencial residual (DR) é um dispositivo de segurança que funciona como um interruptor, impedindo que correntes elétricas não detectadas pelo disjuntor continuem no sistema de energia. Com isso, ele evita a formação de faíscas, que podem causar incêndios.

Esse dispositivo é obrigatório nas redes elétricas. Lembre-se de verificar, com a ajuda de um especialista, se o da sua casa está funcionando corretamente.

4. Cuidado para carregar o celular

Prefira sempre o cabo original para carregar o seu aparelho celular. Os piratas não têm as devidas certificações de garantia e segurança, e podem acabar fornecendo mais energia do que o necessário. Com isso, o celular pode esquentar demais e até explodir.

5. Nada de celular perto da água

Evite usar aparelhos eletrônicos em ambientes que têm vapor de água, como o banheiro. Além de oxidar componentes do telefone, o contato com a água aumenta o risco de curto-circuito e choques.

6. Não deixe os aparelhos sempre na tomada

Se a bateria está cheia ou você não está usando determinado aparelho, tire-o da tomada. Deixá-lo sempre conectado aumenta o risco de acidentes.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo