NOVEMBRO AZUL: Confira serviços gratuitos de saúde para combater o câncer de em João Pessoa

O mês de novembro é dedicado a campanha Novembro Azul para conscientizar e combater o câncer de próstata. Em João Pessoa, estima-se que 180 novos casos são contabilizados por ano de câncer de próstata. Em 2019 foram notificados 68 óbitos e, em 2020 até o mês de outubro, foram notificados 39 óbitos.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em João Pessoa, são ofertados serviços à saúde do homem, que seguem uma linha de cuidados que trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, e as doenças prevalentes entre a população masculina.

Durante todo o mês de novembro, a partir do dia 3, será iniciada a campanha de conscientização em João Pessoa. A assistência será dada a todas faixas etárias, dando início na adolescência, aos meninos que precisam tomar a vacina que previne contra o HPV, com idades de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).

Onde procurar atendimento gratuito na capital paraibana?

Na rede de saúde, os serviços estão distribuídos desde a Atenção Básica com atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs), até a Atenção Especializada, nas Policlínicas e Rede Hospitalar que ofertam consultas especializadas em urologia e proctologia, cirurgia para vasectomia, pequenas cirurgias de bolsa escrotal, testículo, cordão espermático e pênis. De acordo com a Secretaria, durante o ‘Novembro Azul’, há a intensificação para as ações de conscientização e o cuidado integral, com esforço de convocar este público para uma visita nos serviços de saúde. Mas durante todo o ano o homem encontra assistência na Rede Municipal de Saúde.

Dados

Estima-se que 180 novos casos são contabilizados por ano de câncer de próstata em João Pessoa. Em 2019 foram notificados 68 óbitos e, em 2020 até o mês de outubro, foram notificados 39 óbitos. No grupo de neoplasias, o câncer de próstata fica atrás apenas de câncer de pulmão com 42 óbitos em 2020.

Mostre mais
Fechar