NOVEMBRO AZUL: Santa Rita desenvolve ações preventivas à saúde do homem

A saúde do homem está sendo destaque em Santa Rita neste mês de campanha do Novembro Azul. Todos os anos, o período é dedicado a ações de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce de doenças predominantes no público masculino, sobretudo o câncer de próstata.

Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde do município está desenvolvendo ações que envolvem todas as unidades básicas de saúde, tanto da área urbana como da zona rural.

Além da parte educativa, com a realização de palestras com profissionais especializados, estão sendo disponibilizados exames de sangue PSA e ultrassonografia prostática. Após consulta médica, o paciente já é encaminhado para a realização desses procedimentos. Na oportunidade, os usuários também participam de testagem para doenças e infecções como sífilis, HIV e hepatites B e C.

Segundo explica o secretário de Saúde do município, Luciano Carneiro, homens com idade a partir dos 45 anos devem buscar atendimento nas suas unidades de saúde, mesmo sem apresentar sintomas. “O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e o objetivo é justamente prevenção e diagnóstico precoce”, explicou Carneiro.

De acordo com ele, o apoio dos agentes comunitários está sendo fundamental na convocação desses pacientes, já que esses profissionais são um elo importante com a comunidade.

Mostre mais
Fechar