O QUE ESSE MIADO SIGNIFICA? Conheça o aplicativo ‘traduz’ os miados dos seu gato

Um aplicativo que promete traduzir o miado do seu gato foi desenvolvido por Javier Sanchez, um ex-engenheiro do programa Alexa, o assistente virtual inteligente da Amazon.

Chamado MeowTalk, o aplicativo grava o som feito por um gato e então tenta identificar o significado com ajuda do dono do gato, que vai criando rótulos para cada tipo de som.

Assim, o app vai criando um banco de dados lido por um software de inteligência virtual.

Pesquisas sugerem que, ao contrário dos humanos, os gatos não compartilham uma língua.

Portanto, em vez de um banco de dados genérico para sons de gatos, a tradução do aplicativo será compatível com cada perfil individual.

Atualmente, existem apenas 13 frases no vocabulário do aplicativo, incluindo: “Me dê comida!”, “Estou bravo!” e “Me deixe em paz!”

Ao gravar e rotular sons, a inteligência artificial e o software de machine learning (um sistema de aprendizado para máquinas) podem entender melhor a voz de cada gato individualmente — quanto mais o app é usado, mais preciso ele sorte.

O objetivo final é desenvolver uma coleira inteligente, disse Javier Sanchez em um evento online. A tecnologia, então, traduziria o miado do seu gato instantaneamente, e uma voz humana falaria através da coleira.

“Acho que isso é especialmente importante agora porque, com todo o distanciamento social que está acontecendo, você tem pessoas que estão confinadas em casa, sozinhas com seus felinos”, acrescentou Sanchez.

“Isso permitirá que eles se comuniquem com o gato, ou pelo menos entendam a intenção do gato, e construam uma conexão muito importante”.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play Store do Brasil e na App Store, da Apple.

Como ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, há análises mistas, com vários usuários reclamando de erros no aplicativo.

“Estou ficando bastante irritado”, escreveu um usuário. “Acabei de fazer o download e nem consegui usá-lo, porque ele continua me dizendo que há um erro de wi-fi / conexão.”

‘Estou apaixonado’

“Eu estava recebendo a tradução ‘Estou apaixonado!’ 90% das vezes”, disse outro usuário. “Embora seja bom pensar que meus gatos me amam tanto, eu gravei uma das minhas gatas sibilando e rosnando — e o app disse que ela também estava apaixonada”.

Mas outros comentários foram positivos, e o aplicativo tem uma classificação média de 4,3 na Google Play Store.

“Por enquanto, se você não levar muito a sério, é um aplicativo muito divertido”, disse um comentário. “E, quem sabe, talvez com o tempo, ele realmente aprenderá o verdadeiro miado do meu gato em todos os casos. Certamente parece promissor. ”

“Conceito muito legal e eu gostei porque meus gatos nunca param de miar”, acrescentou outra revisão.

No entanto, os usuários também expressaram preocupação com a privacidade no aplicativo, sobre como os dados das gravações são armazenados e usados.

Em sua política de privacidade, o aplicativo afirma que está em uma “fase de desenvolvimento” e aconselha qualquer pessoa “preocupada com a retenção de dados” a desinstalar o aplicativo até que esteja totalmente em conformidade com a lei de privacidade da União Europeia.

“A maioria das vocalizações de gatos são, na verdade, para se comunicarem com humanos, já que a maioria dos proprietários responde a elas”, explica Juliette Jones, especialista em comportamento felino da ong de cuidados animais Wood Green.

Como o aplicativo depende das legendas dadas pelo próprio tutor do animas, há espaço para falhas de comunicação, acrescentou ela.

“Pode haver algumas imprecisões que podem dar aos donos uma impressão errada sobre o que seus gatos estão sentindo. Isso pode ser prejudicial para o gato, o dono e seu relacionamento — por exemplo, se um gato está ronronando, isso não significa necessariamente que ele está feliz e relaxado”, afirma.

“Um ronronar também pode estar indicando que ele está carente ou com alguém desconforto. Em sua forma atual, o aplicativo deve ser usado apenas para entretenimento.”

“Provavelmente nunca seremos capazes de converter o miado de um gato em palavras humanas”, diz Anita Kelsey, especialista em comportamento felino e autora do livro Let’s Talk About Cats (Vamos falar sobre gatos, em inglês)

“Tudo o que podemos fazer é nos divertir pensando sobre o que eles podem estar dizendo de nossa própria perspectiva humana. O aplicativo parece divertido e não há mal nenhum em se divertir com seu gato.”

Mostre mais
Fechar