Cientistas estudam nova doença surgida no continente africano com potencial de criar pandemia mais mortal que a atual

Segundo o microbiologista congolês Jean-Jacques Muyembe Tamfum, atualmente o mundo viveria o risco de ter que enfrentar uma pandemia tão contagiosa e ainda mais letal que a Covid-19. Jean-Jacques Muyembe Tamfum foi um dos médicos responsávei pela descoberta do vírus ebola no final da década de 1970 e segue pesquisando a doença até os dias atuais.

O surgimento de uma nova enfermidade é chamado pelos cientistas de “doença X”. É um conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) para algo inesperado ou desconhecido que ainda pode aparecer.

“Estamos agora em um mundo onde novos patógenos surgirão. E é isso que constitui uma ameaça à humanidade”, afirmou o pesquisador. Tamfum acredita que um novo patógeno seguirá o mesmo padrão de transmissão de outros já encontrados, passando de um animal silvestre para os seres humanos. É o caso da própria Covid-19, além da febre amarela, várias formas de gripe, raiva, brucelose e doença de Lyme.

O índice de letalidade do vírus descoberto na África é de aproximadamente 88% entre os pacientes e 80% entre os profissionais de saúde.

Com a análise do vírus em laboratórios na Bélgica e nos Estados Unidos, os pesquisadores identificaram a cadeia de transmissão da doença conectando indícios de animais silvestres até então remotos das florestas africanas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo