Luciano Hang é condenado a pagar R$ 8 mil a padre Julio Lancellotti

O empresário Luciano Hang foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a pagar R$ 8 mil ao padre Julio Lancellotti por danos morais. O empresário pode recorrer da decisão.

O religioso processou Hang após ser chamado de “bandido” pelo empresário bolsonarista, no grupo de WhatsApp intitulado ‘Empresários & Política’. As mensagens foram divulgadas em maio deste ano pelo site Metrópoles. Nelas, Hang critica o trabalho de assistência social promovido pelo padre para as pessoas em situação de rua.

“É da turma do Lula. Hipocrisia pura. Temos que ensinar a pescar, e não dar o peixe. Cada dia que passa é mais malandro vivendo nas costas de quem trabalha. Quem defende bandido, bandido é”, escreveu o empresário.

Segundo o jornal O Globo, o padre Júlio Lancellotti alegou na ação que Hang atingiu sua honra e requereu a compensação por danos morais. Já Hang contestou a legalidade da prova, que foi obtida, segundo ele, de forma ilícita, com “violação à sua privacidade”. Hang ainda afirmou que apenas exerceu seu direito de crítica.

A juíza Eliana Adorno de Toledo Tavares, por outro lado, foi enfática na condenação de Hang. “Claro abuso ao exercício da liberdade de expressão, atingindo a honra do autor”, entendeu a magistrada, em relação a Hang chamar o padre de “bandido”.

Para o padre Julio Lancellotti, a decisão é pedagógica. “Para que haja ética nas redes, principalmente por se tratar de uma pessoa de grande projeção. Ele tentou me desqualificar e justificar isso de maneira política e preconceituosa, mas é preciso ter limites e respeito”, concluiu.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo