Saldo de 2023: Senador Efraim avalia primeiro ano de atuação e destaca conquistas importantes do mandato

O ano de 2023 foi de atuação destacada para o senador Efraim Filho (PB), que chegou ao Senado Federal como líder do União Brasil e presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviço e Empreendedorismo. Neste primeiro ano de mandato, Efraim ganha destaque pela sua atuação política, preservando o diálogo permanente com gestores e eleitores com a finalidade de entender e acolher suas necessidades.

Sendo a voz do povo, o líder entende que o trabalho de um parlamentar não se resume a propor e votar leis, e sim, com muita humildade e pé no chão continuar a percorrer a Paraíba, visitando os municípios pois é lá onde acontece a vida real das pessoas.

Ao longo deste ano, Efraim teve sua trajetória marcada por vários projetos e ações que ganharam notoriedade na mídia nacional. Foi autor de projetos importantes aprovados pela Casa, como a valorização dos profissionais de trânsito, a desoneração da folha de pagamento e a proteção aos municípios no Fundo de Participação do Municípios (FPM), sem contar que foi defensor assíduo do piso nacional da enfermagem. Além disso, recebeu diversas premiações, como o prêmio Maior Benfeitor do Sertão e o de Melhor Parlamentar no Congresso Nacional.

Valorização dos Profissionais de Trânsito:

Um dos principais destaques da atuação de Efraim Filho foi a aprovação do projeto de lei que estabelece apoio ao Fundo Nacional de Segurança Pública para a atividade de segurança viária e aos agentes de trânsito. A iniciativa visa garantir a segurança nas vias e proteger a integridade das pessoas.

Proteção aos Municípios no FPM

Efraim Filho também foi autor do projeto de lei que protege os municípios de quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em casos de redução populacional. A iniciativa, sancionada pelo presidente Bolsonaro, visa resguardar as cidades de impactos negativos em seus recursos.

Atos Violentos:

Além disso, Efraim Filho foi relator do Projeto de lei que tipifica o crime de massacre no rol dos crimes hediondos.A proposta tem como objetivo evitar assassinatos em massa que vêm ocorrendo em ambientes como creches, escolas e locais que aglomeram pessoas.

PEC das Drogas

A pedido do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco ( PSD), o senador foi designado para ser o relator da PEC que criminaliza a posse de qualquer tipo de droga em qualquer quantidade, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A medida visa fortalecer as políticas públicas de combate ao tráfico.

Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária

O senador paraibano foi escolhido para coordenar do grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre reforma tributária. Foram realizadas uma série de audiências públicas e finalizados com os trabalhos do grupo criado para estudar o Sistema Tributário Nacional.

Desoneração da Folha de Pagamento:

Outro projeto importante aprovado pelo Senado foi o da desoneração da folha de pagamento, cujo veto do governo foi recentemente derrubado. A medida busca proporcionar segurança jurídica e impulsionar a geração de empregos no país, representando uma bandeira de longa data do senador.

O senador também foi relator da proposta de lei que cria a Nota Fiscal Eletrônica e a Declaração Fiscal Digital, demonstrando seu compromisso com a modernização e eficiência dos processos fiscais.

Considerado um dos principais representantes do empreendedorismo no Congresso Nacional, coordenou o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, demonstrando seu envolvimento em questões importantes para o desenvolvimento econômico do país. Ele defendeu o sistema tributário brasileiro para beneficiar a vida de quem produz e contribui para o desenvolvimento do país.

Na área ambiental, foi autor do projeto de lei que instituiu a Política Nacional de Arborização Urbana (Pnau), que determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios elaborem planos de arborização urbana. A medida tem o objetivo de promover um ambiente sustentável e saudável nas cidades.

O parlamentar também foi relator-revisor do programa Minha Casa Minha Vida, que tem como objetivo atender a demanda habitacional no país. O senador tem se destacado no Senado por seu mandato próximo dos paraibanos, sempre aberto ao diálogo e à escuta das demandas locais.

Além da atuação parlamentar destacada, Efraim Filho recebeu importantes premiações no ano de 2023. Ele foi agraciado com o prêmio Maior Benfeitor do Sertão em reconhecimento ao compromisso com o desenvolvimento da região. Além disso, foi eleito o primeiro lugar geral como o melhor parlamentar no Congresso Nacional pelo Ranking dos Políticos, destacando-se por sua atuação e comprometimento.

Segundo o senador, todo o destaque pela sua atuação foi resultado de muito trabalho e de manter o diálogo com os eleitores para entender e acolher suas necessidades, como fiscalizar ações do governo, debater e propor políticas públicas, trabalhar por projetos e parcerias para a Paraíba e para o Brasil. “Para o novo ano, quero continuar sendo a voz da minha amada Paraíba nos debates do Brasil, e continuarei trabalhando muito para isso”, declarou.

Voz ativa no Congresso Nacional, o líder é sempre presença marcante no Plenário e nas comissões. Ele acredita que 2023 foi um ano para o Brasil recuperar a credibilidade e a previsibilidade, com notícias positivas na economia. “Ser líder é mais do que tomar decisões, é serenidade e discernimento em cada escolha”, afirma.

Com pautas importantes para os brasileiros, o senador paraibano vem sendo a vez e a voz da Paraíba no debate dos grandes temas do Brasil. Alcançou notoriedade nas principais mídias e veículos de comunicação, devido à sua atuação destacada. Seja pelos projetos de lei relevantes, pelas premiações recebidas, ou pela sua presença ativa nos debates parlamentares, o senador tem sido uma figura em evidência, recebendo reconhecimento e cobertura da imprensa. Sua presença nas principais mídias reflete o impacto significativo de suas ações e contribuições para o cenário político nacional.

E isso, lembrando que o mandato está só começando.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo