Praias paraibanas registram aparecimento de óleo e Marinha investiga origem

Na manhã desta terça-feira (17), foram encontradas manchas de óleo nas praias de pelo menos duas cidades na Paraíba, desencadeando preocupações ambientais e levando as autoridades a investigar a origem dessas substâncias prejudiciais. A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) informou que resíduos de óleo foram coletados nessas praias, e as devidas medidas estão sendo tomadas para esclarecer o ocorrido.

As cidades de Cabedelo e Conde foram afetadas pelas manchas de óleo, que foram detectadas nas praias de Intermares, Ponta de Campina e Camboinha em Cabedelo, além de praias na cidade do Conde. A Sudema explicou que equipes já recolheram amostras dos resíduos de óleo, que serão posteriormente enviados para análise em laboratório.

O material coletado será encaminhado à Marinha, no Rio de Janeiro, onde uma investigação será realizada com o objetivo de identificar a origem do óleo e tomar as medidas necessárias para prevenir danos adicionais ao meio ambiente. A Marinha tem experiência em investigações desse tipo e é um órgão fundamental na apuração de incidentes relacionados à poluição marinha.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), juntamente com a Capitania dos Portos, já foi acionado e está acompanhando de perto a situação. O Ibama desempenha um papel fundamental na fiscalização ambiental e na coordenação de ações de proteção do ecossistema marinho.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo