DESTAQUES DO EXPRESSO: Saiba o que chega e o que muda em 2022

2021 chega na sua reta final, nos últimos dias a gente lembra do que passou e começa a programar o ano que vem. Muita gente recorre a consultores exotéricos para saber as previsões do próximo ano, mas aqui no Expresso PB a gente vai se ater a previsões sem bola de cristal.

Festas 2022

Com o carnaval de 2021 sendo curtido no isolamento social, muita gente aguardava que o de 2022 seria diferente. Mas tudo indica que não. O tradicional bloco “Muriçocas do Miramar”, fundado há 35 anos, não deve desfilar no carnaval de 2022 em João Pessoa. O anúncio do cancelamento, no entanto, só deve ser formalizado em janeiro, mas a  organização acredita que com a medida poderá ajudar a “preservar vidas”.  Na Paraíba, mais de 60 municípios já anunciaram que não devem realizar as festividades do carnaval.

O governo da Paraíba ainda não tomou uma decisão sobre a realização de festas públicas na folia do próximo ano. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, no entanto, já se posicionou contra qualquer tipo de evento público nesse momento.

Mas enquanto o carnaval segue incerto, os preparativos para o São João estão a pleno vapor. Após Bananeiras anunciar um espetacular São João de 30 dias, com atrações de renome nacional, a prefeitura de Campina Grande não quis ficar atrás e anunciou um São João que deverá começar já em maio, durando 2 meses.

Vacinação

Para 2022, a expectativa ainda é de que mais pessoas recebam a segunda e a terceira doses, o que contribuirá para reduzir a covid-19. A dose de reforço ganha mais relevância para elevar o nível de anticorpos e reestabelecer a proteção contra infecção, além de aumentar a eficácia contra casos graves. No Brasil, o Ministério da Saúde prevê que todos os brasileiros com 18 anos ou mais tomarão, pelo menos, a terceira vacina. Idosos e imunossuprimidos tomarão quarta e quinta doses.

Ainda existem vacinas sendo pesquisadas, nesse momento há 137 vacinas em fase clínica (com humanos) e mais de 190 em fase pré-clínica, em animais. Vacinas usadas na maior parte do mundo utilizaram como base o vírus original, de Wuhan. Muitos laboratórios estão atualizando com base nas variantes que surgiram mundo afora. Essas novas vacinas estarão mais adequadas à sequência de aminoácidos presentes nas proteínas expressadas pelo vírus.

Aqui na Paraíba o passaporte sanitário segue sendo exigido em espaços públicos e hoje, o governador disse que apenas quem estiver com o cartão de vacinação poderá se matricular na rede estadual de ensino. A polêmica da irá continuar no ano de 2022.

Eleição

Decisivo para o futuro do país, 2022 será ano de eleições gerais em outubro. Além de governador, senador, deputados federais e estaduais, o Brasil irá escolher seu novo presidente.  Até o momento, ao menos 12 pré-candidatos estão no páreo. Esse número de postulantes é alto. Ele supera os de 1994, 2002, 2006, 2010 e 2014. A última disputa presidencial, em 2018, reuniu 13 concorrentes.  A quantidade de pré-candidatos poderia ser ainda maior, se não fossem algumas desistências. Até agora, saíram da disputa o ex-deputado Cabo Daciolo (Brasil 35), o apresentador José Luiz Datena (PSD) e o empresário João Amoêdo. Há ainda incerteza sobre o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Em 2022 teremos Jair Bolsonaro, concorrendo a reeleição. Luiz Inácio Lula da Silva, ex presidente, Sérgio Moro, ex-juiz, João Dória, atual governador de São Paulo, Ciro Gomes, que já foi governador do Ceará e ministro da fazenda. Rodrigo Pacheco, pelo PSD. André Janones, pelo Avante, Simone Tebet, senadora pelo MDB, Luiz Felipe dÁvila, pelo Novo. Além de Aldo Rebelo, sem partido, Alessandro Vieira, pelo Cidadania, Leo Péricles, pela UP.

Copa do Mundo no Qatar

E ano que vem, lá no finalzinho, começa a Copa do Mundo 2022. Será que o Brasil consegue o hexa dessa vez? Conhecido como um dos países mais ricos do mundo, graças ao petróleo, o Qatar promete realizar um dos Mundiais com as arenas mais luxuosas da história. Mas esse cenário de filme será um empecilho. O Qatar deseja receber cerca de 1,2 milhão de torcedores para o torneio mundial, porém, apenas 90 mil quartos serão disponibilizados ao grande público. O campeonato começa no dia 21 de novembro e se estende até o dia 18 de dezembro, a venda de ingressos já começa agora em janeiro.  O problema se mostra tão sério, que até as equipes selecionadas para a disputa estão encontrando problemas em reservar hospedagens no Qatar.

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo