FESTA DA FARMÁCIA: Facebook é acusado de permitir anúncios de drogas para adolescentes

O levantamento feito pela ONG Tech Transparency Project (TTP), especializada em estudos de plataformas digitais, mostrou que o Facebook está permitindo anúncios sobre bebidas alcoólicas e drogas na plataforma, inclusive para usuários menores de idade.

Como já havia realizado em outras ações, a ONG Tech pagou por diversas propagandas na rede social de Mark Zuckerberg e observou o público que elas iriam atingir. Os anúncios falavam sobre temas proibidos para menores de idades como álcool, remédios para emagrecer, casas de apostas e até sites de relacionamento. Nas promoções, a TTP colocou a faixa etária alvo como sendo jovens de 13 a 17 anos.

Mesmo com a faixa etária escolhida pelo TTP, o Facebook permitiu a distribuição dos anúncios para menores de idade. Concluiu-se que, caso alguém queira utilizara a rede social para vender esse tipo de produto para adolescentes, pode conseguir.

“Uma das campanhas aprovadas mais perturbadoras trazia uma imagem de pílulas coloridas com um texto ‘dê uma festa de skittles [balas coloridas comum nos Estados Unidos] como nenhuma outra’. ‘Festa de skittles’ (também chamada de ‘festa da farmácia’) são festas com pílulas nas quais adolescentes são encorajados a pegar remédios dos armários de seus pais, misturar em uma vasilha e tomar tudo para ficar chapado. As pílulas geralmente têm analgésicos com opioides. Esta tendência é perigosa, mas não é nova”, informou o levantamento realizado.

O Facebook disse que as marcas “não devem promover a venda ou uso de drogas ilegais, prescritas ou recreativas”. Em resposta, a TTP ressaltou que os anúncios nunca foram vinculados e que o teste envolvia apenas a aprovação da rede social.

De acordo com o Facebook, a rede social só vai se posicionar assim que receber o estudo completo.

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