COLAPSO FUNERÁRIO: Prefeitura de João Pessoa vê com preocupação situação de cemitérios

Além da situação crítica que passa o sistema de saúde por causa do aumento de casos de covid-19, o risco de um colapso no sistema funerário também já começa a preocupar a Prefeitura de João Pessoa, devido às mortes causadas pela doença.

De acordo com Eduardo Pedroza, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Capital, um plano de contingência foi elaborado para que se evite o pior durante uma pandemia de novo coronavírus. Esse plano consiste em três etapas.

“A gente vê a rede hospitalar passando por dificuldade e vê também o sistema funeral passar por dificuldade”, disse.

A primeira fase do plano de contingência de visto acelerar como exumações dos túmulos rotativos e, em um segundo momento, começar a ocupar os cemitérios privados de João Pessoa. Já a terceira consiste em reformar e ampliar os jazigos dos cemitérios Senhor da Boa Sentença (no Varadouro) e o Cemitério do Cristo.

“Nesse momento estamos ocupando os túmulos rotativos e iniciamos uma segunda etapa dos planos de contingência, que é usar os cemitérios privados de João Pessoa assim como estamos fazendo com o ‘Novo Mangabeira”, destacou.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo